30/12/2013

dezembro 30, 2013
8
Ao crepúsculo, o Velho arrasta-se pelo centro da rua parcialmente sombreada. As calçadas sofrem de pouca luz, mas sobre a rua ainda deita-se a última réstia de sol do tempo. À frente, a estação que aguarda seu último passageiro a pegar o bilhete. E lá chega o velho.

Vazia a estação, ninguém ficará para trás, todos partiram há muito — o comandante é sempre o último a deixar o barco.
Com os olhos cansados, o velho olha o horizonte, onde se perdem os trilhos, e vê o vermelho alaranjado das derradeiras horas que cospem sobre os mesmos trilhos a velha locomotiva que se aproxima em moto-contínuo.

Ruivo como sol de meio dia, o maquinista estanca a máquina que bufa feito touro espetado por violentos toureiros espanhóis. Com olhos frios, mira o velho cansado, e sem esboçar nada diz, mudo, que é hora de ir.

Pé após pé, o velho arrasta as roupas cinza e trezentos e sessenta e cinco vezes cansadas para dentro do último dos doze vagões, repletos de jovens de trinta e trinta e um dias, a exceção do jovem de 28. Uma última olhada para o que ficará para trás. As ruas que agora a pouco eram sem cor, escurecem por completo — e logo estará tudo claro e colorido outra vez como sempre acontece ao fim de cada sazão em que um velho parte.

É hora de ir e deixar que um jovem nasça e envelheça como tem que ser. Um sorriso condescendente e um aceno ao já passado, e o velho some-se no vagão para reaparecer à derradeira janela, já passageiro que admira uma cidade que conheceu há muito tempo e agora a rever passar enquanto seu trem segue rumo à outra estação.

Chegadas e partidas. O trem seguinte já vem logo atrás com um belo maquinista a sorrir e jovens que chegarão aos trinta e trinta e um dias, a exceção de um que viverá belos 28 amanheceres.



Imagem: Kevin Parrish, Tornado at King's Cross Station, 2013.

8 comentários :

  1. Ninguém escapa das chegadas e partidas de um dia. .Que nossa viagem seja prazerosa em 2014. Obrigada,William por sua amizade em 2013,E vamos rumo a outras estações.Qiue elas nos ofereçam esperanças e belas paisagens!
    Carinho da amiga, Elô

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, minha amiga Elô.

    Que 2014 nos seja Grande!

    ResponderExcluir
  3. Rápido e certeiro esse texto. Bacana a comparação...

    Feliz Ano Novo, Lial ! E benvindo de volta à Internet. :)

    ResponderExcluir
  4. William Lial, vamos caminhar em trilhos novos em 2014 e deixar as experiências importantes nos impulsionar a outras melhores. Tudo somou para o nosso conhecimento e agora é hora de recomeçar com novos ânimos! Seja assim nesse Ano Novo que está chegando! Boas novidades e muitas bênçãos para você! Abraços! Sonia Salim

    ResponderExcluir
  5. Que nossas chegadas sejam sempre mais felizes que nossas partidas...
    Feliz 2014!
    Obrigada por tudo de belo que você nos deu neste ano....
    Beijos ternos, Vera Freire.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela leitura e pelas palavras, Kakita.

    Um grande abraço e Feliz 2014!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Sonia, pelo carinho e por todas as leituras que fez dos meus textos.

    Um forte abraço e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado a você, Vera, por me acompanhar durante este ano.

    Um beijo para você e um Feliz 2014!

    ResponderExcluir

Voltar ao topo