14/01/2009

janeiro 14, 2009
17
― Ô Genaro, o que é que cê tá fazeno com o cumputador, homi?

― Ora, Jefrésia, eu tô levano ele lá pro sótão, de hoje em diante num usamo mais cumputador.

― Mas que doidice é essa, Genaro?

― Mulher nóis tamo matano o praneta.

― Iiiiiiiiih, o homi surtô. Matano o praneta, meu filho?!

― É sim!

― E por que nóis tamo matano o praneta, Genaro?

― Os gás, muier, por causa dos gás.

― Tu por uma acaso tá quereno dizê que num pudemo mais sortar pum, é?

― Jefrésia, você não entende nada.

― Mas tu num falou que nóis tamo matano o praneta por causa de gás, rapaiz?

― E eu falei que era gás de pum, falei? Num falei não.

― E que gás é, então?

― Gás do cumputador, muier.

― Do cumputador? Genaro, esse cumputador num produz mais nem as luzinhas do liga-desliga, de tão veio que tá, e tu qase nem sabe usar esse troço mermo.

― Num fala assim, Jefrésia, que isso foi um presente do nosso fio, muier.

― Ora, num tá quebrado mermo?!

― Num tá quebrado não, ele ainda emite uns gasinho.

― Uns gasinho, tu tá é variando.

― Me deixa em paz, muier.

― E eu deixo mermo que eu tenho mais o que fazer, diabo de homi doido, cumputador, que ele nem que sabe mexer, soltando gás. E computador peida, por acaso?

― O que é que tu ta resmungando aí, muier?

― Num é nada não, bicho doido.

― Eu ouvi isso, hein?!

― Ah!!!

Por incrível que pareça, o Genaro tem razão: os computadores soltam gases. Vocês estão rindo? E você aí, está procurando ver os gases saindo da parte de trás do seu computador? Esqueça, você não vai ver nada. Então não tem nada, você está zoando com a minha cara, você diz. Não estou zoando. Um físico americano de Harvard, Alex Wissner-Gross, afirmou que “duas buscas no Google produzem a mesma quantidade de gases do efeito estufa que ferver água em uma chaleira elétrica”, segundo está na BBC Brasil.

Esperem, esperem, o que que é isso? Não desliguem os computadores, o que é isso? Esperem eu terminar de contar a descoberta, primeiro. Eu hein, gente mais apressada!
Voltando ao assunto que eu relatava, antes de ser interrompido pela falta de espírito companheiro de vocês, outra pesquisa, também recente, avaliou que “o setor global de informação gera tantos gases do efeito estufa quanto todas as companhias aéreas juntas”. Então decida: vai viajar ou usar o computador? E você, você aí que tenta usar um notebook enquanto se encontra voando num avião? É um poluidor, claro! Um inescrupuloso emissor de gases! Posso ver nos seus olhos.

Bem. O mesmo físico americano fez uma comparação entre o dióxido de carbono emitido pelo Google, durante uma busca, e o emitido por uma chaleira elétrica fervendo água: um computador gera cerca de 7 gramas, e a chaleira 14 gramas, portanto, duas buscas no Google equivalem a uma chaleira fervendo. Isso quer dizer que, daqui por diante, você, isso mesmo, você, não deve mais deixar uma chaleira elétrica fervendo enquanto usa seu computador, para não ser mais um cúmplice virulento desse extermínio humano a base de gases!

E neste exato momento, alguém aí pergunta: e por que raios um terminal de computador emite gases? Wissner-Gross responde: “Bem, meus jovens, e não tão jovens, essas emissões de carbono derivam da eletricidade usada pelo terminal de computador e pela energia consumida pelos grandes centros de dados operados pelo Google em todo o mundo”. Entenderam? E por que o pai Google e não os outros? Por que o pai Google, para alcançar os resultados mais rápido que seus concorrentes,usa vários bancos de dados ao mesmo tempo, produzindo com isso, mais dióxido de carbono que os outros sites de busca. Espera aí! Isso já é loucura! Se é loucura não, sei, mas que o negócio está fedendo, está.

Tem mais, o senhor cientista ainda afirmou que cada segundo seu, meu leitor, conectado à internet, gera 0,02 gramas de emissão de carbono. Viu só? – ainda bem que eu teclo com delicadeza, isso deve evitar que os gases saiam com mais ímpeto do meu terminal. Aí você dá uma de Fernando Henrique Cardoso e diz: e o que são 0,02 gramas? Não me encham o saco com picuinhas. O problema, presidente, é que a cada dia são feitas cerca de 200 milhões de buscas na internet.

E o Google, o que diz? Bem, ele se defende, diz que está levando a sério tudo o que foi dito e que, na verdade, “no tempo que leva para fazer uma busca no Google, seu computador pessoal vai usar mais energia do que nós usamos para responder à sua questão”, e que a empresa desenvolveu “os centros de dados mais eficientes do mundo em termos do uso de energia”. O pai Google não ficaria sem resposta.

É, amigos, infelizmente parece que tudo o que fazemos é soltar gases, digo, emitir gases – é menos escatológico assim. Há bem pouco tempo eram as vacas – ou melhor, ainda são, afinal elas ainda estão vivas e continuam bufando –, as vacas, eu dizia, foram descobertas como grandes vilãs da camada de ozônio com os seus puns hiperpoluidores. As bichinhas, com aquela cara blasé, passeando pelos campos, sem pressa, e nos apunhalando pelas costas; mas isso eu comento na próxima crônica.

E agora quem poderá nos ajudar? Quem? Quem? Raimundo Nonato, diria Chico Anísio, e não Chapolin.

A verdade é que a maioria de nós acreditava já conhecer tudo o que nos poluía, agora vem mais essa. Então vamos descobrir uma forma de diminuir os puns produzidos pelos terminais eletrônicos e continuar aqui blogueando, lendo esses textos metidos a engraçados, como este, e controlando a alimentação das vaquinhas. Será que devo usar máscara sempre que estiver ao computador? Não sei, mas com certeza devo usar quando me aproximar de uma vaca, por que se o pum não me mata logo, o fedor pode me turvar os sentidos.

No final, tudo vai dar certo: Google é pai!



Fonte de pesquisa: BBC Brasil

17 comentários :

  1. Adorei o bem humorado texto, informativo leve, que prende atençao do começo ao fim. Amei a gravura do Google totalmente adequada aos gazes.

    Espero que o autor continue nos informando sempre.

    Maria.

    P.S.: Gente de onde você tira tanta levesa para tornar um assunto que talvez agente não fosse ler até o fim em algo agradável e informativo?

    ResponderExcluir
  2. Bem, Maria, isso faz parte do meu jeito "anormal" de ver o mundo.

    Obrigado, menina bonita, pela leitura e pela paixão com que sempre me ler.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto,embora tenha que admitir que jamais poderei participar do Green Peace. Obrigada pelo comentário no meu blog. Eu tb já tinha lido textos seus na Cronópios, tenho apenas um conto publicado nesta grande revista, espero um dia ter mais.

    beijos e sucesso e que nos encontremos mais e mais vezes

    ResponderExcluir
  4. Marcia,

    Eu também não poderia participar do Green Peace, como também não poderia deixar de usar o Pai Google. Quem sabe um dia quando eu não tiver mais forças para resistir à aposentadoria, daqui a uns 120 anos?!

    Beijo e bons textos pra você!

    ResponderExcluir
  5. Se fosse só o Google que soltasse gases até poderíamos puní-lo, né, mas... acho que Genaro e Jefrésia soltam também!

    Vou economizar nas palavras, então, para não emitir mais gases por hoje! kkk

    Um abraço.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  6. Olha, depois dessa de gases eu não dúvido nada se daqui um tempo os computadores comecem a assar frangos tbm... Vim aqui retribuir sua visita e dizer que adorei seu blog e principalmente adorei a forma como escreve, se quiser, podemos ter uma parceria de links o que acha? Beijos e volte sempre.

    ResponderExcluir
  7. "devo ser uma das únicas pessoas que lêem bula de remédio"


    sinto-lhe informar que não.


    sobre outro assunto:
    o aquariano jovem, escreve para si, normalmente sobre a solidão, algum dia lhe empresto um livro que vai te deixar, digamos de cabelo em pé, ou não.

    abraço, sem palavras de agradecimento. abismada por meu blog estar aqui. agradeço mesmo envergonhada,acredite que sou tímida.

    obrigada de coração, é recíproco, ainda bem que suas palavras nunca me levam ao tédio.

    beijo na alma.

    ResponderExcluir
  8. Julis,

    Será que há alguma forma de não poluirmos o mundo? Estou começando a achar que não. Mas enquanto não descobrimos essa forma, quero agradecer muito pelo que disse, apesar de trabalhar com Literatura há tanto tempo, sempre fico muito feliz quando descubro que ainda agrada o meu trabalho e a minha maneira de escrever. Quanto à parceria de links, será um prazer, conte como feito.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Há de chegar o tempo da computação quântica, ou mesmo dos drives SSD (em substituição aos já anunciados retrógrados HDs), e aí a questão do consumo de energia deverá ser minimizado.

    Mas não é o Google que vai destruir o mundo. Pelo menos não por meio dos seus gases ou sua poluição. Emissão de CO2 sempre houve; de forma voluntária, pelo menos desde que "descobriram" o fogo (e, com ele, o combustível, fóssil ou não). A grande questão é saber como promover e incentivar as práticas de uma cultura da energia limpa entre os verdadeiros grandes poluidores.

    [aliás, adoro o emprego do verbo "descobrir" nessas conjunturas, sendo o mais clássico no descobrimento do Brasil]

    Acho que o Google terá mais capacidade de destruir o mundo em outras searas. :)

    ResponderExcluir
  10. eu acho que o google devia plantar 200 milhões de arvores por dia. e tenho dito.

    ResponderExcluir
  11. Por coincidência, veja só o que acabei de ler:

    http://info.abril.com.br/blog/nalinhadogoogle/20090116_listar.shtml?141818

    ResponderExcluir
  12. Acho que vou ter que escrever outro texto sobre esse assunto, agora para mostrar o outro lado. O Genaro não vai gostar, mas a Jefrésia vai adorar debochar do marido.

    Obrigado pela dica, Germano.

    ResponderExcluir
  13. Mto bom e perfumado esse texto...

    Beijinhos das nuvens

    ResponderExcluir
  14. Olá, Lial!

    Estive fora de casa por uns dias, viajando pelos estados de Alagoas e Pernambuco com meu pai e visitando o passado. Só agora que retornei pude ler o comentário deixado no Clube de Carteado. Agradeço enormemente pela presença. É sempre bom ter você como companheiro de leitura. E sigo com aquele meu desejo antigo de continuarmos...

    Abraço forte e sincero.

    Germano Xavier

    ResponderExcluir
  15. Poetinha!
    que delícia de humor ranzinza! É ótimo poder ler suas crônicas e me divertir com coisas tão inteligentes, continue! Celinha

    ResponderExcluir
  16. Celinha, coisinha bonitinha do papai:

    Fazia tempo que ninguém se dirigia ao meu humor como ranzinza, hahahaha! Mas esse "delícia de humor ranzinza" é novo - adorei! -. E é ótimo para mim saber que você ler minhas crônicas e gosta. Ser lido por alguém como você só aumenta o meu prazer de escrever.

    Grande beijo, menina bonita!

    ResponderExcluir
  17. Marcelo, pode ter certeza que esses dois soltam gases pra valer.
    Um grande abraço!

    Michelle, não fique abismada por seu blog estar aqui; os amigos, os inteligentes e tudo o que considero bom eu gosto de apresentar. Mas não posso mais ficar de cabelo em pé, eles foram quase todos embora, ahahahaha!
    Um grande beijo, menina bonita!

    Vamos lá, Sam, vamos exigir as árvores. Parece que estou vendo sua carinha linda pensando nas árvores do google.
    Beijo, menina e obrigado pela visita!

    Obrigado F@, eu procuro sempre usar um bom perfume.
    Um beijo e obrigado por vir aqui!

    ResponderExcluir

Voltar ao topo