11/07/2009

julho 11, 2009
3
Hugo Chavez irá tirar 154 estações de rádio FM e 86 de AM de seu país para transformá-las em estatais, e ainda tem o prazer de dizer que assim as rádios se tornarão mais democráticas. Vamos entender: rádios livres, privadas são tomadas pelo governo – tomadas –, transformadas em suas, em estatais, com a programação vigiada e editada por órgãos do governo, e ainda assim, segundo o maravilhoso e democrático presidente da Venezuela, isso as tornará mais democráticas. Desculpem, mas o que foi que eu não entendi nesse golpe, digo, nesse trabalho social do governo de lá? Mas não é só isso, ele também vai controlar, ou vigiar, se preferir, a programação realizada pelas emissoras de TV internacionais, as TVs por assinatura que circulam no seu país, para evitar que uma programação imprópria, digamos assim, seja veiculada ao povo venezuelano. Recentemente também foi capaz de reter no aeroporto de Caracas, por alguns instantes, o escritor Vargas Llosa, sempre crítico de seu governo, para ser advertido por um funcionário da alfândega que ele como estrangeiro não poderia fazer declarações políticas na Venezuela, o que não surtiu efeito, por que no dia seguinte o escritor fez grandes críticas ao ditador no fórum do Cedice, motivo de Llosa estar na capital. Detalhe: este fórum era um Encontro Internacional pela Liberdade e Democracia, e Llosa era um convidado. Liberdade e Democracia em Caracas? Ótimo!

O que esse presidente toma no café da manhã, é algum ácido? Seus desmandos são frutos de um incrível e arrasador complexo de deus? O rei mora na sua barriga? Não sei, o que sei é que é necessário um caráter profundamente duvidoso ou uma personalidade bastante doentia para se tomar o tipo de atitudes que esse déspota vem tomando. Dominar todo o sistema jornalístico e de informação geral do país, editando tudo o que se transmite, é realmente um retrocesso, uma terrível volta ao anos totalitários sul-americanos de décadas atrás; ninguém no mundo merece mais isso. Em que época Chavez vive, afinal?




Imagem: foto do filme O Grande Ditador, de Charles Chaplin.

3 comentários :

  1. William,

    não sou nenhum defensor de Chavez... nem de governo nenhum...
    mas acho que sua concepção de democracia está muito engendrada com o conceito de democracia "americana". Acho que você deveria ler algo do tipo: A formação das Almas, do prof. dr. José Murilo de Carvalho, pra compreender melhor o conceito de democracia...
    O Estado não é um repressor... pelo contrario, é a representação de uma sociedade! Se em nosso país você não enxerga o Estado com a voz ativa popular... outros podem assim enxergar!!! Não estudei o caso venezuela a fundo... não conheço a realidade local... mas não faço um julgamento tão raso a partir de um meio de comunicação privado e ligado as grandes trustes!


    abraços

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo:

    Tomar rádios e outros meios de comunicação para, claramente, evitar que se faça queixas e comentários críticos sobre o governo não é democracia em lugar nenhum. A questão não é a democracia, mas a falta de liberdade ao povo, coisa que, obviamente Chavez não dá.

    Sobre a democracia ou o socialismo, aconselho você a ler "O homem revoltado" de Albert Camus.

    Um abraço, Rodrigo, e obrigado pela leitura.

    ResponderExcluir
  3. Chávez é um louco. E com sua política esquizóide ele afunda o seu próprio país.

    Eu já escrevi muito sobre ele (pode procurar lá no blog), e tenho, de certa forma, dó do povo venezuelano por ter nele a figura de um líder, as avessas claro!

    ResponderExcluir

Voltar ao topo