10/03/2009

março 10, 2009
10
Diga não ao bloqueio de blogsTem ocorrido uma série de desinformações, vamos chamar assim, sobre o que são os blogs e como são utilizados. Não é de hoje que se vêem os blogs com ar de desconfiança, eles sempre foram vistos como centro de besteiras onde seus “escritores” postam inúmeras futilidades e besteiras mais, com linguagens, na grande parte das vezes, incompreensíveis; eu mesmo já me deparei com blogs onde não podia fazer a menor idéia do que estava garatujado lá, “Meu Deus, batam na minha cabeça, perdi a capacidade de compreensão”, “Calma, William, é só mais um blog de analfabeto”, “Ah ta!”. Temos que admitir que não é à toa que existe tanta discriminação aos blogs, muitos dos blogueiros tem sua grande parcela de culpa nisso, e, infelizmente, todos os outros pagam o pato – mesmo que não gostem de pato.

Não podemos impedir que blogs também sejam escritos por portadores de acefalia social aguda ou “tecladores” que sofrem de necrose cérebro-cultural, afinal seres ocos também tem acesso à internet. Entretanto, é bastante desagradável entrar num blog e se deparar com linguagens incompreensíveis, dialetos que não pertencem a nenhum país ou gueto, mas apenas a incapacidade gramatical e educativa de seu “escritor”. Isso mostra que a população, se não souber usar bem a internet, essa vai causar uma série de problemas na linguagem desses usuários, a maioria, jovens de hoje, que não saberão escrever, ler ou falar proliferamente.

Isso tudo é fato, mas não justifica o que está acontecendo: empresas, escolas, faculdades e bibliotecas estão bloqueando blogs; simplesmente criam bloqueios para palavras como blog, wordpress etc. Você cuida de seu blog com material relevante, “Olha só que maravilha o que eu fiz!”, e acaba não sendo lido por quem esperava que fosse, porque foi bloqueado nos principais centros de captação de informação aos quais você gostaria de estar adentrando. Discriminação, claro! Mas infelizmente, não apenas por culpa do discriminador, como já disse acima. Contudo, temos que mostrar que nem todos os blogs são descartáveis, também há os que trazem cultura, informação, diversão de qualidade e um bom entretenimento.

É claro que o mundo dos blogs não é diferente dos outros mundos, onde se encontram membros bons e ruins, bem intencionados e mal intencionados, por isso ao invés da discriminação, deve-se haver uma avaliação de quem merece ou não entrar nas escolas, nas faculdades, nas empresas e bibliotecas. Afinal, até um escritor premiado com o Nobel da Literatura, como José Saramago, possui um blog, e com certeza - leio sempre seu blog - não vamos encontrar nada lá que mereça boicote.

Então, participem da campanha Diga não ao bloqueio de blogs e vamos acabar com a discriminação. Acessem este link, ou clique no banner acima, e saiba mais do que se passa e como participar dessa campanha.

10 comentários :

  1. William,
    Parabéns,pelo texto,infelizmente isso ocorre,tive a felicidade de escrever um modesto artigo sobre, vida e obra de Saramago,no Recanto das Letras, e conhecê-lo qdo lançou o livro, A viagem do elefante, Sesc Pinheiros,SP,28/11/08, e tb em sua participação na mostra José Saramago: A Consistência dos Sonhos, rara oportunidade de se entrar no universo do escritor, no Instituto Tomie Ohtake.Momento ímpar em minha vida de blogueira amadora,estar próxima de um Escritor prêmio Nobel de literatura.Para esse triste fato não ocorrer, pessoas com esse perfil,deveriam tentar melhorar seus conteúdos,nem que para isso utilizem óculos no cerebro.
    Perdoa,pela extensão do comentário.
    Abraço na alma,
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Vamos à luta!

    Abraço forte, Lial.

    Continuemos, sempre...

    ResponderExcluir
  3. Vou acessar o link agora!!Existem tantas coisas interessantes nos blogs como as que você citou...Na maioria das vezes o boicote ocorre por falta de conhecimento do assunto que gera um preconceito infundado!!Bela iniciativa!!

    Bjus e até mais

    ResponderExcluir
  4. Mari, você tem toda a razão, é necessário, aos blogs meia-boca, melhorar os conteúdos se quiserem mais respeito.

    Um beijo!


    Germano, parabéns pela iniciativa e vamos seguir!

    Um abraço!


    Lis, é isso, vamos mostrar que há coisa boa por aí.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, isto sempre ocorre e sempre ocorrerá. Pode estar mais vísivel agora, mas lembro-me de casos em que as principais universidades bloqueavam (e ainda bloqueam) certos tipos de blogs.

    E pior, alguns casos acontecem veladamente.

    Abraços William!

    ResponderExcluir
  6. É, Neto, infelizmente isso é verdade.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. William,
    muito obrigado pela participação na campanha. Não conhecia ainda seu blog, mas vou acompanhá-lo de perto,
    um abraço,
    Gustavo Freitas

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela visita e seja bem-vindo, Gustavo!

    ResponderExcluir
  9. Olá William! Conheci teu blog há pouco e notei que é muito interessante, tanto é que devo concordar com este post em questão. Acredito que as instituições, se não todas, grande parte delas ainda não conseguiu assimilar esse novo mundo da cibercultura e organizá-lo de modo a mais obter vantagens. Não se trata de substituir os livros por blogs como fonte de conhecimento, por exemplo, mas de agregá-la ou complementá-la e, tudo que possa advir de ambos seja bem canalizado. No mais, seja livro, blog ou outra fonte, quem se dedica a escrevê-los deve (ou deveria) sempre primar pelo que faz, afinal, serão lidos por alguém (alguns ou muitos, quem sabe!). Bjins e até!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Jô.
    Concordo com você, tudo o que surge de bom deve ser agregado e não, necessariamente, a substituição de outro. Também vejo como algo imprescindível primar pela qualidade do que se faz, isso, afinal, também é uma forma de respeitar o seu receptor.

    Um beijo, menina!

    ResponderExcluir

Voltar ao topo