30/07/2010

julho 30, 2010
1

Meu amigo escritor, Pedro Maciel, acaba de publicar seu terceiro romance, Retornar com os pássaros, lançado pela editora portuguesa LeYa. E eu, claro, não poderia deixar que esse momento passasse em branco.

Esta semana, Pedro enviou-me a capa e o release do seu livro. De antemão já posso dizer que gostei muito da capa. Adoro pinturas, como muitos sabem, e essa capa é muito bonita. O release também faz uma ótima apresentação da obra, e é ele que posto agora. Quando houver lido o livro, escreverei uma resenha ou um ensaio e o publicarei aqui. Mas, por hora, vamos ao release (clique nas imagens para ler os textos nelas contidos):


RELEASE:
“Retornar com os Pássaros”, de Pedro Maciel, revela instigante e original prosa do escritor mineiro.

EDITORA LEYA LANÇA ROMANCE QUE ABORDA O CURIOSO E PROFUNDO MUNDO DOS SENTIMENTOS

Na obra do escritor Pedro Maciel, “Retornar com os Pássaros”, as palavras são exatas e precisas. Imersas em puro sentimento, a sensibilidade do autor faz com que o texto simplesmente flua, sem interrupções até mesmo para a própria respiração. A todo o momento o pulsar da vida é rememorado de forma vívida.

O novo lançamento da editora LeYa apresenta ao leitor um livro único, que toca em sentimentos marginalizados nos dias de hoje. Em tempos de padronização de gostos em alta escala, o romance provoca a reflexão no leitor desorientado e instiga à escuta dos próprios desejos.

“Retornar com os Pássaros”, ao longo de suas 176 páginas, aborda temas atuais e recorrentes, sobre os quais nem sempre se pode refletir. Por isso, ao discutir a beleza e o preciosismo do “tempo”, o autor desconversa afirmando: “Quando me apresso, apresso-me lentamente”. O tempo, aliás, está muito presente ao longo de toda a prosa: o assunto é desmembrado por Pedro Maciel em diversas formas e pontuações.

Do mesmo modo que a complexa discussão a respeito do passado, presente e futuro, as palavras do romance são recheadas de questionamentos, sempre em busca da noção da descoberta de si mesmo. O autor reflete: “O espelho esconde quem realmente somos, reflete ou define algo estranho a nós. Quem eu me vejo no espelho?”.

Em total sintonia com o conteúdo, a diagramação original do livro também chama a atenção. O texto aparece no canto inferior esquerdo de cada página, valorizando o vazio e o branco deixados em cada capítulo da história. Outra curiosidade do livro é que os títulos de cada capítulo são frases selecionadas do capítulo anterior, o que reforça a ideia de continuidade e o valor profundo que uma sentença consegue despertar.

O título da obra, “Retornar com os Pássaros”, reaparece no último texto, seguindo a ideia de todo o romance e fechando o ciclo de retorno após descobertas singulares em cada página lida.


Ficha técnica
Título: Retornar com os pássaros
Autor: Pedro Maciel
Formato: 16x23
Brochura
ISBN: 978-85-62936-35-7
Nº de páginas: 176
Preço: R$ 34,90

Sobre o Autor
PEDRO MACIEL é autor dos romances A Hora dos Náufragos (Ed. Bertrand Brasil, 2006) e Como deixei de ser Deus (Ed. Topbooks, 2009).

Sobre a LeYa
A LeYa nasceu em Portugal, em janeiro de 2008, como empresa holding na qual se integram algumas das mais prestigiadas editoras nacionais e duas das mais bem-sucedidas editoras africanas. Compõem a LeYa as seguintes editoras: ASA, Caderno, Caminho, Casa das Letras, Dom Quixote, Estrela Polar, Gailivro, Livros d'Hoje, Lua de Papel, Ndjira (Moçambique), Nova Gaia, Nzila (Angola), Oceanos, Oficina do Livro, Quinta Essência, Sebenta, Teorema e Texto. A força destas marcas e a qualidade do que produzem, aliada aos objetivos ambiciosos e à dinâmica de grupo, fazem da LeYa uma empresa forte e coesa nos seus objetivos gerais e diversa nos seus programas editoriais


Para mais informações entre em contato com Marcelo Jucá marcelo@belemcom.com.br (11) 2769 3806, Andrea Jocys andrea@belemcom.com.br (11) 2769 3806 e no RJ com Kátia Carneiro katia@belemcom.com.br (21) 3826 2490




Imagens: extraídas das capas do livro.

1 comentários :

  1. William,

    O release me chamou a atenção. Ficarei de olho em sua resenha.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Voltar ao topo