04/04/2009

abril 04, 2009
5
Esses dias os militares brasileiros resolveram comemorar os quarenta e cinco anos do golpe militar. Foram às ruas em desfile com toda a sua pompa. Que maravilha! Foram às ruas comemorar o dia em que tomaram o poder das mãos de um governo eleito, foram comemorar o dia em que, sob a força bruta e bélica, agiram feito animais ferozes sem respeito pela vida humana, sem respeito pelo estado de direito, o dia que marcou o início de uma era de violência, de assassinatos frios e estúpidos, de pessoas desaparecidas, do fim da liberdade.

Mas infelizmente houve protestos nas ruas, pessoas que não entenderam o quanto era justa a comemoração virulenta desses senhores que tanto mal fizeram ao país. Que malvados! Mas por quê? Eles só estavam comemorando os crimes que cometeram, dando chance às mães de homens mortos na ditadura de apertarem as mãos de seus carrascos e dizer Obrigado ao senhor, General, por ter matado os meus dois filhos, muito obrigado!, Por nada, senhora, foi um prazer imenso, pode ter certeza, matar os seus filhos, mas não se esqueça que eu só os matei depois de praticar diversas torturas ferozes, claro! Foi lindo, senhora, foi lindo.

Bons tempos aqueles, bons tempos! Aiaiai!, É, general, deve ter sido lindo mesmo ver o meu filho gritando antes de levar uma bala na cabeça, Foi sim, foi sim! responderia o general com a mão pousada sobre o peito, de queixo erguido, olhando para o horizonte, orgulhoso pelo prazer da honra de cumprir o seu dever para com os seus interesses.

Se os pais quisessem comemorar e não protestar, poderiam ter beijando as mãos de capitães agradecendo a morte de seus filhos, O senhor não sabe, capitão, como eu lhe serei eternamente grato por ter matado meu filho, é verdade que até hoje não encontraram o seu corpo, ninguém sabe o seu paradeiro, só sabem que ele foi torturado e depois sumiu. Mas obrigado, senhor, pelas torturas, eu soube que quebraram todas as costelas dele, todos os dentes, os dedos também, ah que obra de arte, hein?!, É verdade, diria o capitão, foi uma obra de arte, com certeza. Quanto ao corpo, deve ter sido jogado no mar ou em alguma outra água; sempre fomos bons nisso. Tudo pelo bem de nossas fardas, hehehehe!.

E você aí, não foi lá comemorar com os fardados? Perdeu a chance de dizer Muito obrigado por todas as atrocidades que os senhores nos fizeram, muito obrigado por matar nossos pais, por matar nossos irmãos, por tirar o nosso direito de ir e vir, por serem tão animais, tão arrogantes, tão grotescos, tão estúpidos, enfim, você perdeu a chance de dizer Muito obrigado por nos terem feito tão mal, por terem feito o Brasil parar durante anos e retroceder à idade da pedra? Você perdeu a chance?

Mas eu ainda tenho uma pergunta: que tipo de acéfalo vai às ruas comemorar um golpe de estado que proporcionou toda a sorte de atrocidades e desrespeitos à vida humana e ainda se irrita com os protestos feitos contra ele dizendo que o país precisa conhecer a verdadeira história e não as mentiras que contam por aí? Afinal, isso foi alguma piada de mau gosto?



Imagem: Salvador Dali, A face da guerra (The visage of war), 1940.

5 comentários :

  1. Menino Gênio!
    Todos os brasileiros deveriam exigir,e protestar
    PELA PUNIÇÃO DOS RESPONSÁVEIS DAS TORTURAS E MORTES!
    PELA ABERTURA DEFINITIVA DE TODOS OS ARQUIVOS!
    PELA INSTALAÇÃO DE UMA COMISSÃO DA VERDADE E JUSTIÇA!
    PELA DIFUSÃO DA VERDADE ENTRE OS JOVENS!

    HOJE O DEOPS/SP.FOI TRANSFORMADO NA ESTAÇÃO PINACOTECA AO LADO DA SALA SÃO PAULO,
    Quem viveu esse periodo não esquecerá jamais!
    e quem não viveu,viver por mais 50 anos,os resquicios de pobreza cultural,desse infeliz periodo de nossa história.

    PS.espero que já esteja ótimo,
    perdoa,minha atitude quixotesca,não bloguiana,
    flores azuis!
    Mari C..

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, retrata um período triste,que a maioria esquece que existiu num país cheio de máscaras de carnaval. e adorei a imagem escolhida.

    beijos ternos

    ResponderExcluir
  3. Este povo pensa que o Brasil não tem memória?
    Qual é conto de fadas que eles vivem? Acorda bela adormecida!! Ninguém mais aceita meias verdades e deixam as atrocidades por isto msm! Me lembrei agora daquele debate envolvendo a ministra da Casa Civil qdo um deputado sem vergonha que apoiou a ditadura quis colocar a Dilma ,que na época foi vítima, como vilã!! É cada uma que a gente vê!! Só rindo mesmo para não chorar!! Bjussssss e amei o texto!
    E obrigada pelo menininha hehehe Amei!!!

    ResponderExcluir
  4. Deus nos livre!

    Este é um comentário convite.
    Como vc participou da coletiva O livro da minha vida, estou convidando para mais um evento sobre literatura em 18 de abril no Fio de Ariadne.
    Visite o Fio amanhã, 08 de abril e, caso se identifique com a ideia, coloque seu nome na lista e concorra a um livro da Jorge Zahar Editor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Brasileiro é assim mesmo! Só faz passeata pelas coisas erradas...

    Abraços William!

    ResponderExcluir

Voltar ao topo