07/01/2009

janeiro 07, 2009
7
Eu estava hoje feito cachorro vira-lata, remexendo por aí, por aqui, por acolá, em suma, procurando o que fazer, porque o que eu tinha para fazer eu não queria fazer, então vim à internet, respondi a emails, respondi às solicitações deste blog, fiz isso, fiz aquilo e mais aquilo outro, até que me deparei com uma notícia interessante. Segundo o Yahoo, “Quando faz amor se olha no espelho, será que você gosta mesmo de mim?”, não!!! Não é desse Yahoo que estou falando (deve haver pessoas lendo este texto agora que nunca ouviram falar nessa banda, muito menos nessa música. São jovens mancebos e mancebas). Bem, mas voltando ao assunto, segundo o Yahoo – o site – não é verdade que usamos apenas 10% do nosso cérebro. Dizem especialistas que "nenhuma área do cérebro fica completamente silenciosa ou inativa”.

Médicos pesquisaram o assunto e constataram que nós usamos bem mais nossa capacidade cerebral do que esses 10% apregoados por aí (com certeza não usaram a família Bush nessas pesquisas). Na verdade, toda essa história sobre o pequeno uso de nosso poderio cerebral, não era História, mas apenas Estória. Os médicos também acusam que esse mito foi propagado por "múltiplas fontes que defendem o poder da auto-ajuda e do desenvolvimento de habilidades latentes" (olha os livros de “auto-ajuda” ajudando apenas seus autores e editoras aí outra vez!).

Depois dessa notícia, um conhecido meu, que julgou possuir uma cabeça funcionando sempre acima da média, teve como decepção o fato de ver que todo mundo pode, e talvez use, mais de 10% de sua cabeçorra, e não só ele.

― Eu me sentia mais genial antes dessa notícia triste ― disse ―, julgava-me um homem de rara capacidade sobre-humana. Agora sei que não sou um mega-gênio-hiper-vitaminado. Hoje é um dia funesto para o meu cérebro.

Vendo-o triste, eu lhe lembrei que essa descoberta não impede que algumas pessoas ainda possam ter maior atividade, desenvolvimento e talvez capacidade cerebral do que outras.

― É! Você tem razão, talvez eu ainda seja uma maravilhosa aberração da genialidade! ― gritou-me mais animado. ― É verdade, ainda posso ser uma espécie de Ex-Men!

― Mas sem aquelas roupinhas de lycra, justas na bunda e nos países do sul ― supliquei-lhe, e acho que ele me escutou já que nunca o vi vestido de mulher-gato.

Então, Da Vincizinho-do-papai, você que se julgava o senhor dos neurônios, não se desespere, nada está perdido, você ainda pode ser o Pinky, digo, o Cérebro!




Imagem: Leonardo Da Vinci, Auto-retrato.

7 comentários :

  1. Quem é o amigo ao qual se refere nobre escritor?
    Ele esqueceu de acrescentar mega-super-ultra-gênio-hiper-top-vitaminado.
    Qual a relação da água, do icekiss com a cabeça dele? A cabeça dele é pequenina igual ao do ex presidente que sem pontaria errara ao jogar os sapatos?

    ResponderExcluir
  2. Quando eu era criança - e isso faz pouquíssimo tempo -, costumava-se dizer que se alguém chupasse uma bala icekiss e bebesse água gelada em seguida poderia ter as veias da cabeça estouradas, devido a sensação excessivamente gelada provocada pela soma dos dois produtos: água gelada e bala hiper-ultra-mega-top-refrescante, isso seria uma bomba para a cabeça, e não tem nenhuma relação com o tamanho dessa cabeça, diaba linda!

    Então, tenha cuidado; cabeças podem estourar.

    ResponderExcluir
  3. Nem me fale em auto-ajuda, uma poluição visual (e espacial) nas livrarias que eu não aguento passar por perto! Auto-ajuda que só ajuda a quem escreve (e vende).

    As pessoas confundem (ou se fazem confundir, que seja) o termo "usar" com o "explorar": se alguma área do nosso cérebro não fosse "usada", não funcionaríamos em algum ponto vivo do corpo(fato!), agora, o que ocorre, é que as pessoas não exploram aquilo que o corpo já usa (pois tudo tem função em nosso corpo, usando pouco ou muito se faz necessário que funcione), mas no modo "stand-by". O que não ocorre no caso dos que tem mente vitaminada, que EXPLORAM esta área o tempo todo! Neste caso, nada de pânico, e palmas para eles, pois não será todo mundo que se dará ao trabalho de EXPLORAR novas redes sinápticas com tanto afinco assim! A internet tem motivado a exploração de algumas mentes em "stand-by", mas os companheiros vitaminados serão imbatíveis! rss

    Esta do icekiss nunca tinha ouvido falar (mesmo assim, não pretendo experimentar) rsss.

    *Eu conheço o grupo Yahoo (só pra constar)!rsss

    Um abraço.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo,

    Finalmente alguém lembra da banda Yahoo – não sei se isso é bom; lembra também dessa música que citei, um cover dos ingleses do Def Leppard? –, já estava me achando o último sobrevivente dos anos 80. Quanto aos livros de auto-ajuda, são uma praga, enriquecendo filósofos de botequim que se aproveitam de cabeças fracas, cabeças que não percebem a inutilidade de suas leituras. Já discuti isso com uma leitora dessas coisas e ela me disse que havia melhorado muito com a auto-ajuda, mas não soube me responder por que estava sempre depressiva.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Acredite se quiser, conheço esta música! kkkkk Eu baixei no ano passado, uma coletânea de músicas antigas de novelas ou bandas "exóticas"(mesmo sabendo que nos tempos de hoje, com o meu ouvido mais apurado, são "fraquinhas" - para não dizer outra coisa, é que para mim, tudo faz parte da minha história e não tenho vergonha de preservar isso. Às vezes (quase sempre) servem para darmos boas gargalhadas (e como!).

    Até fiz um post já (não sobre o Yahoo, claro) sobre este assunto (http://digitaqueeuteleio.blogspot.com/2008/09/bem-que-cantar-faz-bem.html).

    Fica tranquilo, agora já sabe que alguém com quase trinta (anos), conhece Yahoo também...kkkk

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Às vezes, eu vejo um pouquinho de você em você, como no caso da família Bush... rs!

    ResponderExcluir
  7. Arlene, isso é bom? Significa exatamente... digamos... o quê?

    ResponderExcluir

Voltar ao topo